top of page
fundo2.jpg
Oncozoo > Tratamentos > QUIMIOTERAPIA

QUIMIOTERAPIA

A quimioterapia é utilizada na medicina veterinária, primariamente, em duas situações: para tratar neoplasias malignas que já se espalharam pelo corpo ou possuem alto risco de fazê-lo; e para tratar tipos de câncer que não podem ser removidos através de cirurgia ou radioterapia, como tumores nas células sanguíneas, por exemplo. Secundariamente, pode ser usada para aumentar a eficácia de outros métedos de tratamento.

A quimioterapia tem a capacidade de eliminar o câncer, mas em casos onde isso não é possível, tem a função de matar células afetadas e retardar a progressão da doença, melhorando a qualidade de vida do paciente em cuidados paliativos.

Como a quimioterapia é administrada? O tratamento quimioterápico pode ser administrado via intravenosa, através de um catéter, ou via oral, através de medicamentos que podem ser administrados em casa.

Com relação aos medicamentos quimioterápicos, deve-se ter cuidado ao manipular as pílulas ou comprimidos, utilizando sempre uma luva de látex e lavando bem as mãos antes e depois. As luvas devem ser utilizadas também para manusear a urina e fezes do animal, que poderão conter metabólitos das drogas por até 72 horas, sendo importante, portanto, recolher e descartar os dejetos de maneira a não expor outros animais a perigo de contaminação.

Quais são os efeitos colaterais? Perda de apetite, vômitos e diarreia são comuns durante a quimioterapia, podendo ser facilmente tratados em casa. Caso sejam observados efeitos colaterais mais graves, será possível reavaliar e reduzir as doses dos medicamentos ou recomendar remédios adicionais. A perda de pêlo não é comum, pois a pelagem dos animais não cresce de forma contínua como os cabelos humanos. As  exceções são algumas raças de tosa mais frequente como poodle, sheepdog, cocker spaniel, entre outras.
 

fundo2.jpg

Nossa equipe especializada
está pronta para ajudar.

Agende uma consulta.

bottom of page