Oncozoo > SERVIÇOS
SERVIÇOS
Citologia
A coleta de material tumoral de tecidos através de seringa para posterior exame laboratorial é conhecido como citologia. É uma técnica rápida, prática e indolor e que não requer a sedação do animal.
Biópsia
A biópsia, como a citologia, se vale da extração de material para exame em laboratório. Contudo é uma técnica mais invasiva, que pode requerer a sedação do paciente com anestesia geral. Na biópsia pode-se extrair pedaços de tumores em tecidos moles, lesões em órgãos e até material ósseo, sendo possível determinar um diagnóstico correto e analisar se ocorreu metástase para outra região do corpo.
Ultrassonografia
O exame de ultrassom é uma técnica não invasiva que fornece imagens de órgãos e outras estruturas do corpo do animal, principalmente de sua cavidade abdominal, possibilitando, se for o caso, a obtenção de um diagnóstico preciso, e até mesmo o acompanhamento da evolução do câncer.
Radiografia
A radiografia também é um exame de imagem não invasivo, comumente usado na oncologia veterinária para detectar tumores primários e indícios de metástases em regiões como o tórax, abdome e estrutura óssea.
Endoscopia
Outro exame de imagem bastante valioso na procura por neoplasias é a endoscopia, que se dá através da inserção, pela boca do animal, de um tubo flexível com uma câmera na ponta, para escanear órgãos como o esôfago, duodeno e estômago.
Exames de sangue
Os exames de sangue são capazes de detectar inúmeras alterações no estado de saúde do animal, através da contagem dos glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas (hemograma); avaliação de substâncias orgânicas e inorgânicas, função hepática e renal (exame bioquímico); e avaliação da presença de proteínas com atividade imunológica (exame sorológico). Com estes exames, é possível selar um diagnóstico de leucemia, por exemplo, ou detectar quadros como anemia, infecções e inflamações.
Nutrição oncológica
A nutrição adequada do animal de estimação é uma grande aliada no tratamento contra o câncer, tendo a função de prevenir inflamações e tromboses, fortalecer o sistema imunológico e até controlar o crescimento de tumores e a incidência de metástases. Para pacientes em tratamento quimioterápico, os complexos vitamínicos ajudam, também, a reduzir os efeitos colaterais. ATENÇÃO: nunca administre suplementos nutricionais sem obter a recomendação do veterinário responsável pelo tratamento oncológico do seu animal de estimação, para que não haja risco de interação negativa com os medicamentos anticancerígenos.